Tuna 2020: Qualidade Seiko nas profundezas do mar

Olá! Como foi seu domingo de Dia dos Pais?

Perto ou distante, esperamos que tenha sido um domingo agradável e repleto de carinho. Para esta segunda de postagem no Blog da Impala vamos de ação, mergulho e desempenho profissional. São os novos modelos Seiko Tuna. 

Os primeiros relógios de mergulho da Seiko não tinham um alcance desejado para tal prática, já que suportavam mergulhos de 30m de profundidade. Estes modelos, como o Cronos Sea Horse e Seikomatic Water Prof, são tidos como não oficiais porque mesmo com vedação não eram relógios vistos como apropriados para mergulhadores. 

A Seiko garantiu vários estudos e testes para que pudesse disponibilizar um relógio que realmente fosse de mergulho. E surpreendeu com o lançamento, agora oficial, em 1965, do relógio 6217 (62MAS), como seu relógio de mergulho automático.

O primeiro Seiko Tuna surgiu em 1975, em modelo mecânico. Recebeu este nome porque Tuna é sinônimo de atum, um tipo de peixe que habita as profundezas do mar e tem variados tamanhos – chegando a pesar quase meia tonelada.  

Três anos depois foi apresentado em modelo com movimento de quartzo, após um mergulhador de saturação japonês enviar uma carta de reclamação, em 1968, e a Seiko propor as adaptações necessárias para tornar o Tuna a melhor opção de mergulho da época. 

Sete anos de pesquisa foram necessários para que os ajustes apontados na carta fossem feitos. A reclamação era de que os modelos de mergulho da Seiko (os Divers) costumavam ser cheios de hélio e perderam seus cristais em ambientes saturados.

Os engenheiros da Seiko usaram a carta e os apontamentos como norteador para pesquisas que se arrastaram durante anos, mas obtiveram sucesso. Tanto que nos anos seguintes foram vários lançamentos de Divers.

O primeiro Tuna (600M), criado em 1975 (ref. 6159-7010) tinha um calibre automático de alta frequência (36.000bph). Foram mais de 20 patentes e inovações nesta primeira edição do Seiko Tuna – a exemplo da caixa de titânio, a cobertura de cerâmica protetora, a gaxeta em forma de L (que substitui a válvula de hélio), o bracelete ventilado, dentre outras novidades. 

Ao passar para um movimento de quartzo, a Seiko aumentou a precisão e a resistência. Como exemplo, temos o Seiko Golden Tuna (7549-7009), que era um pouco menor (48 mm), mas continuou a ter o caráter e design de núcleo duro do modelo automático anterior.

No início de 1986, a Seiko introduziu o SBDS018 (7C46-7009), com um aumento da resistência à água, agora a 1000m. O movimento também foi atualizado para o grande 7C46, com um intervalo de troca de bateria de cinco anos.


O que reservamos hoje para você são dois novos excepcionais modelos Seiko para a série Prospex Professional Divers. São dois modelos Tuna, equipados com o calibre 7C46. Trata-se de um movimento de quartzo, de alto torque e desempenho encontrado nos modelos Prospex da fabricante japonesa. Este calibre tem EOL (“End Of Life”) sinalizando o fim da vida útil da bateria de aproximadamente 5 anos e oferece precisão de ± 15 segundos por mês. 

Quer saber mais sobre estes modelos 2020? Claro. Confira a seguir.

Seiko Prospex Tuna 300M Professional Saturation Diving Watch (S23629J1)


Esta é uma versão moderna do Tuna com resistência a 300 metros de profundidade. Como já dito, é equipado com o movimento 7C46, caixa em aço inoxidável – sendo 47,7mm de diâmetro e 14,1mm de espessura; coroa rosqueada, painel giratório unidirecional; com revestimento super duro, cristal de safira curva, que recebe tecnologias antirreflexo e Lumibrite (nos indicadores, ponteiros e na moldura), e exibição de dia/data.  A pulseira é de silicone. 

Seiko Prospex Tuna 1000M Professional Divers Collection (S23631J1)

Este relógio faz parte da coleção Seiko Prospex Tuna, com origem nos anos 1970 e atualizado com as inovações atuais da fabricante japonesa. É um relógio de mergulho profissional de 1000 metros para mergulho de saturação. Há quem não goste de sua aparência, mas pelas funcionalidades não deixa a desejar. Sua caixa é de titânio com cerâmica preta para proteção externa, com 49,4mm de diâmetro e 16,3 de espessura. O vidro é de cristal de safira e, assim como o modelo de 300m, tem moldura rotativa, recebe antirreflexo e Lumibrite (nos indicadores, ponteiros e na moldura), e exibição de dia/data. 

Este modelo é todo preto, com a pulseira também de silicone, que configura alta durabilidade e conforto, em design semelhante ao de 1975, mas com soluções práticas: a pulseira de expande ou contrai no pulso do mergulhador de acordo com a profundidade que estiver. 

Os índices permanecem simplificados e têm melhor visualização com a aplicação da tecnologia Lumibrite da Seiko. Outro detalhe é atrás da caixa, em que há um novo padrão ISSO, que certifica a resistência e capacidade de saturação do relógio em até 1000m de profundidade.

Também há uma novidade da Seiko para este Tuna 1000M 2020 que é “Ever-Brilliant Steel”, um aço mais resistente à corrosão do que na maioria dos relógios de luxo atuais e só costuma ser utilizado pela indústria naval. 
Legitimidade, qualidade e excelência das funcionalidades mesmo a um quilômetro abaixo da superfície. Estes são os atributos que podemos concluir destes novos Tunas. É mais um passo que a Seiko dá no decorrer de sua história em ser referência no segmento da relojoaria principalmente quando o assunto é mergulho profissional.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Seguimos on-line, à disposição via WhatsApp, para dúvidas e sugestões. E não deixe de visitar nosso site. 

Um grande abraço e até mais.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: