Turbilhão – A assinatura das marcas de relógio

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

Do francês tourbillon, a palavra turbilhão se refere a vento impetuoso que sopra redemoinhando; também a descontrole, como “turbilhão de emoções”; ou denota termos técnicos como em Astronomia, em que turbilhão significa o tempo gasto por um corpo celeste (planeta, astro) para descrever sua órbita e é sinônimo de “revolução de um planeta”.

Todos os significados permeiam a movimento circular. E no universo de relojoaria, turbilhão é um dispositivo adicionado em relógios mecânicos para anular ou reduzir o efeito da gravidade e melhorar sua precisão.

O turbilhão foi inventado em 1780, na França, por um suíço: por Abraham Louis Breguet. E a patente de sua criação foi registrada em 1801. Astucioso e entusiasta em criar melhorias para diversas funcionalidades de relógios, Breguet foi indiscutivelmente um dos melhores relojoeiros de todos os tempos. Abriu sua própria relojoaria em 1775, em Paris, e em menos de dez anos tornou uma manufatora em empresa de renome mundial. Suas criações eram feitas para atender a um público dos círculos reais e nobres – inclusive a Rainha de Nápoles e Napoleão Bonaparte. Naquela época, os relógios de bolso eram os únicos modelos portáteis que existiam e Breguet encarava o relógio como objeto de estudo. Ele compreendeu que a força da gravidade influenciava as variações na frequência do balanço em virtude do centro de gravidade do relógio e inventou o Tourbillon – a principal dentre várias invenções extraordinárias que levam seu nome.

Com o passar dos anos, os relógios deixaram de ser meros objetos de decoração e de bolso. Foram inseridos no dia a dia com a invenção do relógio de pulso. O turbilhão precisou ser aprimorado e, mesmo em dias atuais, com toda a tecnologia disponível, a gravidade da Terra ainda é a mesma – sendo este um dos motivos de eleger o turbilhão como peça imprescindível para a precisão do relógio mecânico.

Para desempenhar esta tarefa de dar equilíbrio, o turbilhão gira o escapamento sobre seu próprio eixo em intervalos regulares. As duas peças estão em cima de um suporte que contém um pinhão, que impulsiona uma terceira roda. E não para por ai: o pinhão da roda de escape engrena-se com uma quarta roda, que é fixa. Complexo? Sim! Em alguns modelos, o turbilhão pode ter cerca de 100 micropeças, que não passam de 0,3g. Esta minuciosidade é o que eleva o preço de um relógio mecânico equipado com turbilhão.

Relógios com turbilhão são peças feitas à mão, que demandam semanas para montagem. As especificidades são inúmeras, a começar pela expertise e dedicação necessárias para que o relojoeiro construa o turbilhão com as menores tolerâncias mecânicas possíveis, ou seja, não pode ter movimento brusco para não pesar nem provocar atrito entre as peças. É a típica cena do relojeiro usando lentes especiais e trabalhando em ambiente calmo, com iluminação adequada, para montar peça a peça e garantir o perfeito funcionamento do relógio.

Vale registrar que este trabalho de maestria requer cuidados de quem usa relógios mecânicos com turbilhão, bem como cuidados especiais para sua manutenção. Um ajuste do escapamento, por exemplo, é tão complexo quanto sua montagem. Cada regulagem do balanço ocasiona na desmontagem de todo o mecanismo que constitui o turbilhão.

Turbilhão como assinatura

Cada marca de relógio, que tem um ou vários modelos mecânicos equipados com turbilhão, detém uma singularidade, uma assinatura da referida marca ao relógio. São especificações que incluem pedras preciosas, peças feitas com ouro 18 quilates e design diferenciado. Como são relógios feitos de maneira artesanal, algumas marcas são independentes e outras são referências do segmento, que lançam coleções limitadas. As marcas mais notáveis são: Seiko, Breguet, Girard-Perregaux, Bulgari, Harry Winston, Heuer Carrera, Rebellion, Georges Frave-Jacot, Ulysse Nardin e Armin Strom.

Veja alguns dos relógios com turbilhão que são destaques do segmento:

Breguet Classique Tourbillon Extra-Thin Automatic 5377

Os modelos com turbilhão da marca francesa variam de R$ 160.000 a R$ 690.000. Este modelo lançado em 2014 é um dos mais relógios mais finos com turbilhão já criados. Tem case de 42mm de diâmetro e apenas 7mm de espessura. Seu movimento Calibre 581DR tem só 3mm, com reserva de energia de 90 horas e frequência de 4Hz (tida como excepcional para um relógio com um movimento de turbilhão).

Armin Strom Tourbillon Skeleton Earth

A Armin Strom é reconhecida por ser relojoaria especializada em modelos “esqueletizados”. Neste modelo, a marca inseriu um movimento (ATC11-S) que permite que o mostrador fique totalmente visível. O turbilhão fica visível às 9h e tem reserva de energia de 10 dias.

Rebellion Sapphire 540 Magnum Tourbillon

A marca Rebellion apresentou este relógio mecânico com turbilhão e afirma que a caixa deste modelo levou 100 dias para ser montada. Tem 17,2mm de diâmetro e sua gaiola é elaborada por uma liga de alumínio. Ainda recebe titânio e fibra de carbono para o restante do movimento. O relógio da marca Rebellion oferece visualização completa do movimento REB T-14 (de fabricação própria) e tem 14 dias de reserva de energia. .

Credor Fugaki Tourbillon Limited Edition

A imponente Seiko, com toda sua história em inovação, levou 135 anos para lançar um relógio mecânico com turbilhão. No entanto, fizeram o lançamento de uma obra prima! Segundo a marca, o design do relógio foi inspirado na obra “36 visões do Monte Fuji”, de Katsushika Hokusai, e é repleto de outros detalhes: conta com o calibre 6830, um movimento ultrafino, com menos de 4mm de espessura. No mostrador foi colocada uma onda de ouro 18 quilates de 1,6mm, gravada a mão, que dá a sensação de que saiu do turbilhão – que está posicionado às 9h. A caixa de 43mm de diâmetro é feita de platina e o bisel é cravejado com 48 safiras azuis, que completam 3,22 quilates. Ainda tem safiras na coroa e nos encaixes e a lateral da caixa tem aplicações de madrepérola.

Gostou de saber mais sobre relógios? Neste post falamos do turbilhão e o próximo pode ser um detalhe de seu interesse. Basta entrar em contato e nos contar o que deseja ter mais informações. Esta e outras curiosidades você encontra aqui, no Blog da Impala Relojoaria.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: