Conheça a história de uma das marcas mais antigas do segmento – Orient Watches
Olá!
Todos nós sabemos que há diversos fatores que influenciam no valor de um relógio, como materiais da caixa e da pulseira, qualidade dos componentes, complicações, tipo de vidro e acabamentos etc. Não entraremos no mérito de distinguir ou elencar quais relógios e marcas são melhores porque acreditamos que a valoração de muitos itens está atrelada a fatores culturais e pessoais.
Acreditamos nas potencialidades e riquezas de relógios de várias marcas, sejam suíços ou alemães, porém somos admirados pelas marcas japonesas. Temos o costume de falar de especificidades e lançamentos Seiko – como você pode conferir em nosso site as dezenas de opções da marca; recentemente falamos dos modelos Casio e para o post de hoje, no Blog da Impala, voltamos ao Japão para falar de mais relógios fantásticos de uma terceira marca.
Acomode-se e nos dê o privilégio de sua companhia, seja lendo ou nos ouvindo. Temos mais uma história de sucesso do segmento da relojoaria mundial para compartilhar. Fique conosco e conheça a Orient.
Fundada como uma empresa independente, estamos falando de uma marca que surgiu há mais de um século: em 1901. Não por acaso, a Orient Watch Company é considerada um dos blends mais antigos do segmento. As atividades eram voltadas para venda de relógios de bolso e com o passar dos anos estendeu seu ramo de atuação para fabricação de relógios mecânicos e automáticos.
Assim como muitas marcas, a Orient teve seus altos e baixos e precisou se reiventar para manter a sustentabilidade dos negócios. Shogoro Yoshida havia aberto as portas em Ueno, em Tóquio, e chamava de “Loja de Relojoaria Yoshida”. A empresa se baseava em vendas de relógio de bolsos para o mercado interno e exportação para outros países. Yoshida conhecia bem o mercado e soube aproveitar as oportunidades, tanto que, em 1912, passou a fabricar caixas de relógios de ouro.
Estas caixas foram rentáveis a ponto de viabilizar a concepção de uma fábrica própria, focada na produção de relógios de pulso – inaugurada em 1934. Porém, como falamos, a história de sucesso da marca passou por momentos difíceis. Com a Segunda Guerra Mundial o Japão amargou economia instável, o que forçou Yoshida a encerrar suas atividades.
Em 1950, chegou-se a criar a marca Tama Keiki Company, mas foi em 1951, no ano em que celebrava seus 50 anos (que alguns conhecem como bodas de ouro e outros como jubileu), a empresa registrou o seu nome como “Orient Watch Company Limited” e lançou a primeira coleção Orient Star – que existe até os dias atuais e é o foco desta postagem.
Desde os primórdios da produção própria de relógios, a Orient convergiu os esforços para apresentar modelos de alta qualidade. E este zelo pela reputação e cuidados com os clientes que conquistou mundo a fora não são peculiaridades da marca. Assim como as concorrentes compatrícias, é uma característica nipônica esta proeminência em buscar por inovações sem deixar de lado os preceitos tradicionais milenares.
O carro-chefe da marca sempre foi a Orient Star, que começou com relógios de movimento mecânico e tinham detalhes únicos: a caixa pequena, com mostrador simples, porém atraente; os ponteiros de horas e minutos sempre eram na cor azul e combinavam com o ponteiro do segundos, que era apresentado em linhas finas.
A própria marca afirma que a Orient Star é dividida em dois subgrupos: um para modelos clássicos e outro para relógios contemporâneos. Para os modelos clássicos, está fabricante japonesa oferece movimentos precisos, acabamentos impecáveis e com riqueza de detalhes. Denotam elegância e requinte por serem apresentados com design simples, porém com características minuciosas.
Já os relógios contemporâneos são dotados de versatilidade, com uma variedade de configurações para melhor atender clientes que primam por modelos atraentes e exigem que os relógios resistam ao uso mais constante.
Seguindo uma linha do tempo repleta de grandes lançamentos, a Orient manteve em suas coleções relógios excepcionais, que unem qualidade, usabilidade, elegância em harmonia com traços de simplicidade e ousadia. Confira:
1951 – Apresentação do Orient Star.
1957 – Lançamento do Orient Star Dynamic – um relógio vintage com movimento de corda manual.
2009 – Lançamento da Orient Star Retro-Future Road Bike. Este é um relógio automático, estilo “open heart” em virtude de seu design. Há um marcador às 3h e uma roda de velocidade posicionada às 12h. A pulseira foi feita para reproduzir a corrente de uma bicicleta, enquanto o bisel é semelhante ao aro do pneu. Genioso e inesquecível!
2010 – Lançamento do Orient Star GMT. Este modelo ganhou notoriedade por ser rico em detalhes, com mostrador diferenciado e principalmente por ser um dos GMTs mais acessíveis do mercado mundial.
2013 – Lançamento do Orient Star Vintage Skeleton Limited Edition. Uma série limitada em 1000 peças, lançada em dias variações. São relógios automáticos, de alta qualidade e com detalhes que chamam atenção. O primeiro modelo é de aço inoxidável, banhado a ouro, com mostrador na cor champagne e pulseira em couro marrom. O segundo relógio temo mostrador marfim e pulseira em couro preto.
2015 – Lançamento do Orient Star Modern Skeleton e do Orient Star Titanium. Este último modelo é formidável! Tem caixa e pulseira em aço inoxidável, mostrador em tons marrons, complicação de data do dia às 3h, e índices em números romanos às 6h e 12h.
2016 – Lançamento do Orient Star World Time. Assim como o nome do relógio faz referência, este modelo é para o público que viaja e precisa se manter atualizado quanto ao fuso horário. A partir destes relógios de 2016, a Orient passou a oferecer relógios ainda mais resistentes, equipados com vidro de cristal de safira e revestimento antirreflexo.
A Orient Watches é uma marca que merece ser destacada e tem todo nosso respeito. Afinal, é uma empresa centenária, que sobreviveu à Guerra Mundial, recessões econômicas, se reinventou e transcende entre o tradicional, inovador, sempre com confiabilidade, precisão e estilo.
Há muito mais além do que a Orient Star que falamos hoje. A marca oferece dezenas de modelos como cronógrafos, mecânicos, automáticos, “open hearts” e esqueletos e uma rica variação de relógios para o público feminino.
Presente em mais de 70 países, posiciona-se como marca determinada na busca contínua em aperfeiçoar seus produtos e desenvolver os próprios mecanismos – como a frase em destaque em seu site oficial: “verdadeiros instrumentos de marcar o tempo”. Já criou mais de 40 calibres no decorrer de sua história e atualmente fábrica 1,1 milhão de peças mensalmente.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Seiko, Casio ou Orient, estas marcas japonesas são referências e por isso têm milhares de admiradores.
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Obrigado pela sua companhia. Semana que vem tem mais. Um grande abraço e até a próxima!